insignificante
Saturday, May 31, 2014
 
Em véspera de mais uma partida fui, mas não de eléctrico, ao Campo Pequeno.
este ainda resiste, e o quadro está no Entrecopos!
A feira Terra Sã da Agrobio, já teve melhores dias, mas mais modesta honra o espaço.
Lá encontrei couves e outras hortaliças, amigos, e novas ideias.


Labels: ,

 
Friday, May 30, 2014
 
A golden lion tamarin, which is listed as endangered on the IUCN Red List of Threatened Speacies.



(Photo: Jo Christian Oterhals/cc/flickr)

Labels:

 
 
Já está disponível o
ebook Terra - Planeta Vivo

iPAD:
https://itunes.apple.com/pt/app/terra-planeta-vivo/id873288144?mt=8

android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.peopleware.ebook.terra

Labels: ,

 
Thursday, May 29, 2014
 

Hoje foi um dia cheio de reuniões, de telefonemas de organização de edições, de problemas a ser resolvidos.
Ao fim da tarde conclui a leitura deste simpático Barthes:


A análise do poder da linguagem, num livro de excertos de vida, de assuntos ou efeitos de linguagem. Notáveis alguns textos, como o Emprego do tempo ou Macaco entre os macacos, e algumas observações como “ se uma análise científica da estupidez fosse possível, toda a TV iria abaixo”!!!!
Tudo a olhar o infinito com o olho normal...

Labels: ,

 
Wednesday, May 28, 2014
 

Está tudo a ficar previsível.
Vai haver congresso do P.S. antes do Verão, e não é claro que Seguro ganhe, mas é claro que irá concorrer.
Depende da formula de eleição...
E é, sempre foi, claro que o governo irá terminar a legislatura.
Iremos continuar a diminuir as vendas dos jornais, iremos continuar a diminuir o número de visitas na net aos mesmos (que é cada vez mais difícil sem sermos atormentados por absurdas publicidades!, não que estas não sejam necessárias, mas com imaginação e sem molestar o leitor que fica possesso com o anunciante!), e o desinteresse pela política na sua versão partidocrática, mesmo com o Grilo Pinto.
A verdadeira politica tem que se inventar com outros paradigmas, de que falava na rádio, a bondade, a iluminação, os sentimentos, e claro a verdade e o falar claro.
E ter em conta o mundo real e não o imaginado pelos escribas e adulterado pela ilusão da sua interpretação.
Hoje estive num seminário, com mais gente que qualquer missa partidária, sobre a memória judaica e a sua continuidade em Portugal, organizado pelo historiador de referência e meu estimado amigo Jorge Martins, onde ouvi, só na metade em que estive, sábias intervenções, embora tenha algumas discordâncias sobre as inscrições referidas como cripto-judaicas, que acho que não estão nada bem explicadas, e que mereciam outros aprofundamentos.
Tenho que dizer, que para mim, nada do que ouvi foi novidade, mas para muitos foi e é sempre bom ouvirmos de novo e aprofundarmos os temas que fazem presente.
Num momento em que o crescimento dos ovos da serpente volta a atormentar a Europa este é um dos temas, das memórias e do futuro incontornáveis. E aqui também a solidariedade militante com o passado, a luta contra os fantasmas é da maior relevância.

Labels: ,

 
 
Recebo de mão amiga esta notável revista "gastronomica"
http://www.rsrincondelsibarita.com/PDF/rs19/#p=1
notável também pela qualidade...
E ficar com água na boca, enquanto se passam e repassam as páginas...

Labels:

 
 
http://youtu.be/8jQMJTMePSA

este liiiindo.

http://youtu.be/ywbrg80vGZA

este um pouco esquizofrénico...

http://youtu.be/BXCUBVS4kfQ

este... humor negro!

Labels:

 
Tuesday, May 27, 2014
 
Antes que a candidatura de António Costa açambarque o espaço público e mediático, aqui vai uma notícia, essa sim verdadeiramente importante.
Este "boneco" de Hergé:
foi leiloado por 2,65 milhões de euros. É obra, ou melhor é boneco!

Labels: ,

 
 
É bonito. Foi uma das maiores e das fundadoras do pensamento global, integrando as componentes socio-ambientais, na produção do pensamento.
O seu #Silent Spring# é um livro incontornável.
Rachel Carson é hoje lembrada pelo GOOGLE.
é bonito!

Labels:

 
 
Se no curto prazo são os populismos e nacionalismos que nos deveriam preocupar, desde ontem isto deveria ser o foco da nossa acção:
é assustador, porque os efeitos na meteorologia são imprevisíveis e no clima são evidentes. No longo prazo, que pode ser amanhã!
http://www.commondreams.org/headline/2014/05/26-1

Labels: , ,

 
 
Ainda sobre o populista Grillo Pinto...
Diz. hoje o meu estimado amigo Viriato S.M.:
"(...) Em tudo isso, Marinho e Pinto condiz com o figurino de "populista". Contudo, quando confrontado sobre a eventualidade da saída de Portugal da zona euro, ele advertiu, sensatamente, para a tragédia nacional que tal acarretaria. Essa atitude separa-o dos nacionalistas, eurocéticos e outros carismáticos ontem eleitos para o PE. Esperemos que essa posição se mantenha. (...)"
Depois de concordar com todos os termos da análise que aqui fiz introduz esta nuance, que o afastaria do nacionalismo mais bacoco, fascista ou comunista.
Mas tem VSM que ter em conta que a tontada da saída do Euro só irracionais é que defendem ( e defensores do muro de Berlim!) e o nosso Grillo não o é, mas o partido porque foi eleito é-o!
É um partido co-optado pelo nacionalismo nas fronteiras da democracia, cheio de monárquicos miguelistas (anti-carta) e que defende o maior conservadorismo social (o que VSM reconhece).
O Parlamento Europeu é um local onde só se pode ter credibilidade trabalhando, muito.
Os grilos são uma espécie de cigarras...

Labels: , ,

 
Monday, May 26, 2014
 
Já aqui escrevi sobre Foucault, que é um referente do pensamento e da sua desmontagem no quadro da sua funcionalidade.
Agora mais uma "monografia" escrita com respiração e com dados curiosos sobre o seu entorno, as suas relações e o que daí resultou como ideia em movimento.
Uma revista de referência.

Labels: ,

 
 
Só falhei a minha previsão em relação ao Marinho Grillo. De facto, tenho que o admitir pensava que podia ter esse resultado mas queria acreditar no bom senso e equilíbrio mental dos portugueses.
Mas não, houve mais de 200 mil que acharam engraçado dar um voto ao ex-trosquista e o mais populista dos candidatos alguma vez aparecido na nossa democracia, um eleito que talvez se vá sentar com a extrema direita, com quem tem muitas afinidades, e o grupúsculo pelo qual foi eleito ( e de que fui um dos fundadores, karma de que não páro de me penitenciar, apesar de ter apresentado num congresso com 21 pessoas uma moção para a dissolução que teve 45% dos votos, 9!, dos outros 10 nenhum lá está!!!, foi apanhado por uma canalhada do piorio).
Mas as ilações a tirar, a abstenção assustadora, mas também militante, os brancos e nulos (estes havendo que descontar os erros) ultrapassaram os 200.000 ( e são sempre silenciados!), são matéria que não pode ser metida para debaixo do tapete, como os vencedores de pirro, o PS, fez pela voz do novo, inenarrável, Seguro.
Que longe vão os tempos do Tó Zé *. Hoje parece um marionette falante.
Na Europa temos uma excelente surpresa em Espanha e optimas notícias em Itália, no resto, salvo uma ou outra excepção é a desgraça absoluta. França e Inglaterra em destaque.
Vamos viver tempos difíceis. A serpente está viva e bem viva. O nazi-fascismo está de volta em França onde sempre esteve larvar, e também em Inglaterra onde nunca teve esta expressão. Também nos populismos em Itália, agora derrotado, e em Portugal, oxalá seja um epifenómeno e o nosso Grillo mostre as suas desgraças no P.E., não há que esperar muito!
Mas vamos continuar a vida, os empenhos e as lutas.
Só uma linha final. Que pena, foi ultrajante mesmo, o ex-BE. e Ponto final. Acabou. E o PCP igual a si mesmo, Sempre a mesma língua de pau! Inútil.

*
Rubalcaba numa atitude digna demitiu-se face aos maus resultados do PSOE. Seguro não tem essa!

Labels: ,

 
Friday, May 23, 2014
 
Camus é um dos meus favoritos. E este livro sobre a sua vida é uma delícia, pela estrutura, pelos desenhos, pela humanidade...
e faço contas...
-->
no último mês li 12 livros, além de + de meia dúzia de revistas. Livros com em média 350 páginas, 2 descobri agora já tinha lido e estavam na minha biblioteca, sublinhados e agora irão para outra. 
Julgo que por ano devo ler, talvez, uns 150 livros, mais umas 60 /80 revistas e ainda os muitos jornais.
Cada vez menos em português, que recuso, salvo casos essenciais, os livros nesta geringonça linguística em que se transformou o acordês. Não perco nada.
A minha biblioteca está cada vez maior, sonho um dia, um dia ter tempo para a organizar, para o que precisaria de muito, muito mais espaço... quando mudar de casa... algum dia.
Por vezes perco, ou perco-me nos livros, e até nestas re-leituras, agora com o novo truque de mudarem as capas torna-se por vezes um exercício de memória, mas também de permanência nos livros que fazem a vida, a nossa.
Vamos seguir a leitura, agora que também acabo mais um ciclo de escrita...

Labels: ,

 
 
Um voto cego:
é todo o que não for branco (ou nulo!, embora nestes se contabilizem alguns enganos).
Ainda hoje li mais um documento nulo, agora do PS. Nenhuma proposta europeia, nenhuma ideia sobre o orgão que vamos eleger e a política europeia, da questão financeira aos problemas de circulação de pessoas ou ambientais. Nada sobre fiscalidade ou um banco central europeu. Nada sobre as relações da Europa com os direitos humanos ou o restante mundo.
Só um cartão de qualquer cor ao governos e umas balelas sobre política nacional. E os outros, os outros não são diferentes (valha a verdade que Rui Tavares tem contra ventos e marés tentado discutir os temas e a Europa, errou no timing e na organização, senão até pensaria votar no LIVRE!), alguns ainda são piores, desde os trogloditas até aos palhaços!!.
Voto branco, mesmo branco!

Labels: ,

 
Wednesday, May 21, 2014
 
Noutro estilo, e este a ter povoado tempos mais recuados na minha memória, este outro grande cartoonista recebe um prémio grande em Espanha (Príncipe das Astúrias)
Quino, de nome artístico!

Labels: ,

 
 
É um livro extraordinário. Pelo formato, pela junção, anexa, de um excelente CD, pelas gravuras e documentos e pelo homem que auto-biografa.
Um dos mais notáveis cartoonistas de sempre. Robert Crumb.
lido na pausa entre outros...
notável.

Labels: ,

 
 
Votar em branco no Domingo é dar vida à vida e é um acto de tanta cidadania como votar em qualquer um dos inúteis deputados, que nem sequer se deram ao trabalho de falar sobre o orgão a que concorrem, explicar-nos qual o programa político que lá vão defender, quais as medidas porque se irão bater nesse quadro, e não na política nacional e na troca de insultos e ordinarices, que nessa área já sabemos que são todos verdadeiros especialistas!

Votar em branco, e hoje arregimentei mais alguns!, é dar corpo aos que acham que temos que mudar, mudar de políticos e de estruturas que determinam as políticas.

Já viram o disparate que é elegermos um parlamento europeu ao qual concorrem partidos nacionais?

Já viram a imbecilidade que é votarmos em quem não esclareceu ou procurou esclarecer minimamente quais as funções, os poderes e as propostas que irão defender?


Já viram que voto branco ou em qualquer outro que não os 4 partidos é igual ao mesmo e dar mais força ao branco é uma chapada nesta gentalha!?



Votar branco é cidadania. Igual à dos que votam noutra coisa qualquer, e tenho que dizé-lo não é mais cidadania que não ir votar!
O não voto é só uma atitude mais comodista, mas razoável, nos tempos que correm.

Para alegrar a vida, esta foto de Raimundo Quintal, aqui sim o nosso activismo e empenho faz a diferença!:

Labels: , ,

 
 

                               Plaidoyer por L'Altuisme


Na página 633 somos informados, já o sabíamos, e agora todo o mundo...!, que Portugal é com os USA, a Rússia, o Reino Unido e Singapura um dos países mais inegualitários!, onde o abismo entre os muito ricos e os pobres é maior!
E que Portugal campeão da desigualdade é dos que menos contribui para ajuda ao desenvolvimento! Além de campeão na desconfiança para com o outro!, juntamente com Singapura.

Na página 730 conta-nos uma história deliciosa do pato e do arroz, não arroz de pato desde logo!
A introdução de patos nos arrozais como meio de luta biológica contra as pragas, ervas daninhas e insectos, e de estrumação além de oxigenação # The Power of Duck#

Mas é da pag.746 que retenho:
-       a economia ao serviço dos cidadãos e não o contrário
-       -o desenvolvimento é com as pessoas e não as coisas
-       crescimento e desenvolvimento não é o mesmo
-       nenhuma economia passa do serviço dos ecossistemas
-       a economia é um subsistema do sistema da biosfera. O crescimento permanente é impossível
-       os interesses financeiros não podem ser superiores ao respeito pela vida,
baseado no economista Max-Neef e na lógica socio-política do Butão.

Um livro para ficar na cabeceira...



http://www.matthieuricard.org/en/

Labels: , ,

 
 
O fim da produção da aplicação para IPAD e Android da:
e da produção de três livrinhos da colecção, Biodiversidade, Alterações Climáticas e Sustentabilidade, e do meu Grão de Areia, que inicia trabalho de edição esta semana têm-me ocupado, com a leitura do livro do Buda Ricard, que é um descobrimento, um koan.
Para a semana estabilizo o movimento e dou início à cavalgada da semana das energias e do ambiente...

Labels: ,

 
Monday, May 19, 2014
 
O tijolo do Mathieu Ricard não é livro para transportes pelo que li hoje, sou um apreciador de biografias, este interessante e familiar livro:
onde ficamos a conhecer alguns dos personagens que também fizeram o 3º poder em Portugal. Estórias que substanciam, algumas pelo menos, a nossa vida e registo onde a memória é madrasta.

Labels: ,

 
 
O meu velho amigo Zé Luís, traz-me da Polónia, onde os dois quase fomos presos ( e passámos aventuras extraordinárias!) e onde eu e um outro grupo quase fomos passados a ferro, literalmente, depois de também incomodarmos o regime do general Jaruzelski..., em Nova Huta Lenina!
Vidas, que conto noutro local...
Aqui fica o bicho, haja saúde!

Labels: ,

 
Sunday, May 18, 2014
 
Aqui há quase 2 meses publiquei aqui isto:
-->
Saturday, March 22, 2014
 
Daqui a dois meses serão as votações para as europeias.
Devo dizer que pelo andar a carroça serão eleições miseráveis depois de uma campanha abjecta.
Hoje o Expresso dá conta de uma sondagem, que do meu ponto de vista acerta na mouche e até dispensaria as eleições... e o gasto de tempo e dinheiros que estas vãi implicar, além do nulo esclarecimento e os muitos insultos por aí.
Fiz uma projecção numérica com base nos dados e prevísivel abstenção entre 55 e 65%.
PS entre 1 milhão e 1 millhão e 200 mil
PSD/CDS entre 700 e 900 mil
CDU entre 250 /300 mil
BE entre 100 e 150 mil
Outros todos  entre 100 e 120 mil
Brancos e nulos entre 150 e 200 mil
o que dará PS entre 9 e 10
PSD/CDS 8
CDU  entre 2 e 3
BE entre 0 e 1
sendo que o deputado em discussão está entre o PS, a CDU e o BE.

Devo dizer que salvo abstenção  que tenderá para os valores mais elevados (e portanto as votações nalguns casos irem para as mais baixas!)  e o PSD/CDS estar agora entre os 7/8 e portanto ter entrado na discussão do último, nada de novo numas campanha abjecta!
                  VOTO BRANCO!

Labels: ,

 
 
Ultrapassei a metade das 900 páginas desta " Reinvindicação do Altruísmo", de Mathieu Ricard
é um livro em que após um inicio hesitante se mergulha e não se quer sair.
Notável. De referência a desmontagem da psicanálise e do discurso freudiano mas também da vaca sagrada que tem sido Konrad Lorenz e notável esta:
" Os distúrbios de personalidade de homens de negócios confundem-se com os dos criminosos e doentes psicopatas", segundo um estudo da Universidade de Surrey.
Vendo os Rendeiros, Jardins, Salgados, Ulrichs, e do outro bandido preso, olhando-os bens nos olhos é obvio que são perigosos psicopatas. Muito perigosos!
Obrigado a Mathieu por nos dar as provas definitivas.
Maravilha!

Labels: , , ,

 
Saturday, May 17, 2014
 
Do Raimundo Quintal, estas Estreleiras (Argyranthemum pinnatifidum subsp. pinnatifidum
enquanto o tempo passa.

Labels: ,

 
 
Vou-me afastando do futebol e quando vejo um jogo tão mau como este vou-me afastando mais...
Com pena vi o fim definitivo de mais um clube. É assim... o Real, o Benfica, o Milan, o Liverpool, o Ajax, o Bayern, o Manchester, sei lá todos esses tiveram o seu surgimento a sua glória, que se prolongou por 2 ou 3 ou até 4 anos e depois o ocaso.
É o caso do Barcelona, não fizeram um único passe certo, no que era o famoso tiki/taka, não tiveram alma, o Messi parecia um jogador vulgar, os outros idem, o treinador um baço, o fim da festa.
Fez-me lembrar, noutro cenário, os políticos que se agarram ao poder até ao limite e o deixam sem honra nem glória.
Este:
é um renovador, vamos ver se também marca uma equipa, http://youtu.be/Ih7jfYAOTZo
que jogou pouco, mas com garra e alma grande, correram que nem uns leões, contra uma equipa que se arrastava...

mas o futebol, este ano, já deu o litro, o campeonato vai ser uma tristeza, os jogadores estão rotos, o tempo e os mosquitos estão lá a "ajudar", os brasileiros estão contra os gastos fabulosos, vai ser triste. Vou estar fora!

Labels: ,

 
Friday, May 16, 2014
 
É um perigoso populista. O José Gomes Salazar Ferreira que enche ecráns com as suas vulgatas pseudo económicas, mas de facto doutrinárias do pior que já tivemos na economia e na política. Mas ainda arrasta muita gente com a sua pretensa simplificação das doutrinas que nos vão impondo.
Hoje leio que tem saudades do tempo da "velhinha lista telefónica". O que ele tem saudades é do seu mentor o António Salazar!
Continuamos cercados por utentes da novilíngua, que nos procuram fazer passar por verdades as suas mentiras.
Este é um deles. É preciso desmascará-lo!


Labels:

 
 
A neuro-biologia e a formatação da humanidade é o tema que me tem imerso, nas primeiras 150 páginas desta bíblia de 900:
nestas são contados casos exemplares de altruísmo e também são analisadas as relações entre diversas expressões da humanidade. Interessante a análise da Empatia.
Um livro para o fim de semana, a que certamente regressarei.

Labels: , ,

 
 
Este o livro adequado para descansar o espírito, não o perdendo.
Culto e de fino recorte, cheio de referências literárias (penso que podia ter dado mais a Pessoa!!!) e de uma enorme energia.
Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz NÃO!

Labels: ,

 
 
Hoje no:
http://carmoeatrindade.blogspot.pt/
que precisa de visitas, que está com menos que este insignificante...
publico uma nota sobre sinalética, uma doença municipal viral...

Labels:

 
Thursday, May 15, 2014
 
Em viagem... 2 livros...
este
engraçado, com uma gralha "cobreira" enorme na página 206 e uma cronologia mal enjorcada, a levar-me a não lhe dar o Muito Bom.
Leitura acessível, embora com algumas dificuldades para a "pequenada", e uma surpresa muito agradável.
e
no regresso, em busca de um buraco negro!, é uma questão de tempo...


Labels:

 
Wednesday, May 14, 2014
  Viva Sevilla
 
  Viva Sevilla - Rocio Jurado


antes de iniciar o jogo vi a alma de Bela Guttman!

Labels:

 
 
                                                             VOTO BRANCO

Já em 1979 Francisco Sousa Tavares nos dizia:
" não há um só português (...) que dê actualmente o mais leve  crédito a qualquer profissão de princípios ou intenções declarada pelos representantes dos partidos." !
reler os seus textos é a melhor justificação para o voto em branco.
Em frente que com o branco está a tua gente!

Labels: , ,

 
 

                                        VOTO BRANCO

Muita gente me tem interrogado sobre a utilidade do voto branco.Vamos ver.
Desde logo é tão útil como o voto em qualquer um dos 10 ou doze partidos que concorrem só para usufruírem do nosso dinheiro e não vão eleger nada. Nunca nenhum deles chegou a metade, a metade  (70,000) dos votos necessários para eleger um eurodeputado, e a maioria nem a ¼ desses! alguma vez chegou ou chegará, quanto mais a 140.000/150.000.
E até o Bloco, com a campanha miserável que está a fazer se arrisca a ser um voto tão útil como o branco, que nem vai eleger a Marisa (que está a disputar o último com o PS e a AD, como aqui referi logo nas projecções!).
Votos inúteis todos, que ainda nos saiem do bolso, pois pagamos tempos de antena e reembolsos vários a todos eles! Os partidos que paguem a crise!
Bom falados sobre a inutilidade desses votos, ainda por cima em escroques e palhaços de vários tipos, personagens em busca do seu segundo de “glória”, sem qualidade nem ideias, vamos aos outros...
Desde logo a AD, que tem alguns bons candidatos (pena os do CDS!), mas que tem um mau candidato à Presidência da União, e más politicas de direitos humanos (droga, aborto, células estaminais, eutanásia, etc), na generalidade, e em Portugal não é capaz de definir um discurso federalista que dê um passo por um banco central com autoridade monetária e um Parlamento ( na linha do que V.G.M. defendia) com mais poderes e funcionalidade. E depois votar nestes é dar uma bênção a uma politica económica absurda, de austerícidio e subserviência, que nem sequer está nos quadros e imperativos do Tratado.
Votar no PS, que tem piores candidatos e correu alguns que se estavam a distinguir, é votar nos bois, ou melhor boys, que estão a cobiçar o tacho e dar crédito a quem desvaloriza completamente as eleições europeias transformando-as num ensaio geral das legislativas, merecem cartão laranja! E não tem uma palavra sobre a Europa!
Na CDU, nem vale a pena falar. São de outro mundo, já não existem há muito mas ainda ninguém lhes disse nada. Agora junta ao velho destroço estalinista uns jovens imberbes, alguns (de onde é que saíram, meu deus?) com barbicha, mas que papagueiam o terço habitual. Haja staline, com eles, e molho de tomate!
Por isso... só o voto branco pode lavar esta vergonheira que são estes políticos de faz de conta, do bando dos três...
Branco a crescer para os meninos aprender!

Labels: ,

 
 
Uma viagem pelo Tejo....
Aqui, outro, o Côa:

Labels: ,

 
 
FERIA DE SAN ISIDRO
¡Banzai Fandiño!, el héroe consciente
El torero de Orduña, que se tiró a matar sin muleta a su segundo toro, corta una oreja a cada toro de Parladé y consigue salir a hombros por primera vez en Madrid.
um momento zen. A unidade da vida e da morte, num ritual único quando bem feito, com respiração no sítio certo.
Fandiño é um dos maiores mestres da actualidade e ontem levitou, segundo as crónicas.
A vida passa pelo temple, pelo duende, pelo olhar.



Labels:

 
Tuesday, May 13, 2014
 
Na 2.ª edição do Congresso de Comunicação de Ciência, que terá lugar na cidade do Porto, nos dias 3 e 4 de Junho de 2014...

                Apresento a minha comunicação na(s) vertente(s):: b) Apresentação de projetos e descrição de práticas
                Enquadrada no(s) tema(s):: 3. Multimédia e projetos de arte e ciência
                Título da comunicação:: Divulgação de energias e sustentabilidade para público juvenil

Pois acabam de me confirmar que é um Congresso "surrealista!!"
Nele estão proibidas apresentações, até nesse tema... , que não sejam documentadas  no velho papel...
Então não é que a apresentação que propûs e da qual enviei os documentos de suporte não terá sido aceite... porque os membros do comité ( não o central porque para esses seria logo tiro na tola!) não aceitam resumos... em digital. 
Ou não têm operativos para novas tecnologias, ainda estão na...pedra lascada. 
Mas paparam logo o dinheirito de inscrição para esse tal Congresso sobre "inComunicação" de Ciência... 
(sinais de fumo também estão excluídos, só querem papel, papelito!)
Estão a brincar com o pagode!
Faça-lhes bom proveito:

Labels:

 
 
Fui apresentar os últimos vros produzidos ao FAPAS, no Porto.
Foi uma excelente e familiar sessão. No final houve questões várias e penso que 80/90% dos presentes ficaram conquistados para o voto branco. Chegaremos lá. Estes gajos não valem nada. Não sabem do que andam a falar. Não têm uma ideia!
No caminho, o comboio é uma auxiliar das leituras,
que longe está destas aventesmas. Ideias sobre a Europa, as questões algumas delas que deveriam ser colocadas e respondidas, agora!. Mas estamos a eleger idiotas úteis para os aparelhos...., quase todos, que há excepções, infelizmente pelo meio do joio.
E também:
um livro curioso, sobre a culpa e o seu sentimento, o perdão e os seus caminhos, o reconhecimento e os procedimentos...
E também:
uma revista generalista, e com os erros dessa lógica, mas também com textos de qualidade, e de alguma relevância. Boa como manual auxiliar, e também para desmistificar algumas ideias, como a de Ourique, por exemplo!





Labels: ,

 
Monday, May 12, 2014
 
Votar em branco é também assumir os riscos de empenho e de cidadania.
Aqui em Espanha, onde os poderes, os mesmos que cá resultantes de compadrios entre os partidos, as autarquias, a construção e os dinheiros paralelos, apesar das decisões judiciais, várias, continuam a não dar execução ao Estado de Direito e às suas regras.
Patifes do piorio. Demolição já!
Viva a cidadania!

Labels: ,

 
 
Já tivemos, felizmente evitadas, umas eolicas que eram só espaços de publicidade previstos para Lisboa. Não tinham lógica, não tinham qualquer estudo, não tinham sequer previsto ligação à rede, enfim uma sazada.
Aqui temos o que não passou pela cabeça do sr. vereador Fernandes, mas estas é que são:
http://www.terraeco.net/L-arbre-a-vent-l-invention,54941.html
não fora ele estar, também, a paulatinamente ir acabando com as árvores da cidade...

Labels: ,

 
Sunday, May 11, 2014
 
Branco!
Branco como esta folha:
é o voto que recomendo e que incentivo para as próximas eleições.
Vejo que é de vómito a campanha eleitoral, que irá a partir de agora, que começa só piorar.
Não se discute, nem sequer se apresentam propostas para a Europa e a futura actividade dos eleitos no Parlamento Europeu, procuram, todos, escamotear o que defendem ( em muitos casos só os tachos, pessoais ou do partido), iludir-nos ao não referirem, senão em surdina, onde vão e com quem se irão relacionar no Parlamento ( e os que sabemos fogem ao programa dos seus grupos como diabo da cruz).
Não existe em Portugal ( senão uma reles caricatura!) representação do 3º grupo europeu, dos democratas e liberais a A.L.D.E., que apesar de tudo são os que têm uma dimensão claramente federalista e defensora dos direitos, e há eleições para um orgão (Parlamento Europeu) para o qual não podem concorrer partidos  europeus, sublime contradição.
Aparece também, em desespero e numa lógica de vale tudo, a pior cangalhada socialista na campanha e o Sócrates já levanta a cabeça, sem ter percebido o que lhe passou, os comunistas sem programa europeu dizem as patacoadas do costume, o BE, à rasca para eleger a Marisa, faz suspirar pelo Miguel Portas, tantas são as asneiras em que se vai afundando ( e com o apoio de M.Soares aquela do protesto contra uma reunião não lembra ao careca!), e o PSD, com os seus comparsas tentam não ficar demasiado debaixo de água, sendo lamentável a sua integração na direita também anti-europeia e austericida.
Dos outros não há que falar, o direito ao disparate é Livre e do palhaço, palhaço Grillo, travestido de Marinho nem vale a pena, que é o pior, o pior populismo que rompe por aí.
Depois, agozarem com o nosso cacau mais uns partidos que há muitos deviam estar extintos, sendo que morreram, alguns no nascimento e ninguém os avisou.
Só nos resta votar em branco, sendo que não desprecio a anulação do voto, embora a contabilidade dos nulos junte esse militante com erros e incompreensões.
A abstenção, que tantas vezes usei como crítica ao sistema também não me merece desconsideração, e desde já tenho que referir que acho repugnante a proposta de algumas aventesmas penadas de voto obrigatório.
A liberdade é para podermos votar ou não!
Voltarei à carga.
VOTO BRANCO!

Labels: ,

 
 
Dia de jornais, no El pais dois textos de referência:


Sobre as drogas psicadélicas e as suas funções na organização das comunidades e no pensamento e a sua abertura.
 

Uma opinião de  Fernando Savater sobre a Europa, num momento em que também em Espanha estas eleições se centram na política nacional e nada tem a ver com os temas em discussão. E depois admiram-se das abstenções, brancos e nulo e etc. Pensam que somos estúpidos!?

E termino a leitura de um excelente livro de análise sociológica e também de "romance" sobre a culpa, a sua manutenção no tempo e na estrutura psico-social da Alemanha.


Labels: , ,

 
Saturday, May 10, 2014
  Time history of atmospheric carbon dioxide from 800,000 years before unt...

Notável documento:


será que vamos continuar?

Labels:

 
 
Hoje, numa boa entrevista do I temos Miguel Sousa Tavares:

Qual é a melhor saída neste momento?
Bem, nas europeias acho que vamos ter uma abstenção brutal, infelizmente. E até acho que, sendo eleições europeias e estando nós a votar para um parlamento comum na Europa, devíamos ser livres de votar em qualquer partido europeu, e não necessariamente nos nacionais. Uma coisa que me faz impressão é a total ausência de debate sobre a Europa, como já temia.
Há pouco perguntava como se imaginaria há 40 anos. E se tivesse a bagagem que tem hoje?
Atravessei todo o 25 de Abril sempre com a mesma posição política. Sempre fui um social-democrata. Dissidência anarquista, tendência ecológica e opção romântica. Mas sempre fui desde os 16 anos. No PREC vi amigos meus a virarem extremistas, do PRP, do MRPP, do PCP. Eu deixei-os ir. É como uma corrida de fundo. Parte na sua passada, vêm uns tipos de trás que, de repente, a ultrapassam, e dali a pouco rebentam e você volta a passar por eles. Cheguei a pensar que devo ser um chato do caraças, porque nunca mudei de opiniões políticas.
Aqui:
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/miguel-sousa-tavares-nao-tenho-nenhuma-consideracao-politica-cavaco-barroso-0
 
Tenho que dizer que globalmente tem a minha maior simpatia e concordância, e desde logo o meu maior apreço pelos seus pais, nesta motivo de grande ternura.
Essas duas respostas acima já aqui estiveram.... 

Labels:

 
 
Um livro que é uma grande desilusão:
e é pena que o tema e os escolhidos ( porquê só estes? porquê estes?) mereciam mais, muito mais.
São dos nossos maiores e a forma leve e mal enjorcada como os vários capítulos estão escritos não lhes prestam justiça.
Faltou edição, ou melhor já não há editores, faltou uma revisão apropriada e tenho que referir o absurdo, o enorme absurdo que é a desnecessária profusão de adjectivos que a autora usa a esmo em relação aos muitos facínoras que são mencionados pelo livro. Inútil e redundante.
Quem não conhece alguma desta, destas histórias ficará com uma vaga ideia.
Crónicas jornalísticas de per si não dão um bom livro!

Labels:

 
 
Há imagens que valem por todas as plavras.
El Roto tem a genialidade de colocar no boneco tudo o que há a dizer sobre o tema, na sua simplicidade ou simplificação.
Notável:

Labels:

 
Friday, May 09, 2014
 
Engraçado. Mas evitemos considerar as bikas vacas sagradas. Eu prefiro "alimentar" o meu cavalo.
Saí uma cenoura para a mesa do canto!

Labels: ,

 
Thursday, May 08, 2014
 
Um boneco de El Roto vale por muitos discursos:

Labels:

 
Wednesday, May 07, 2014
 
Hoje, Farruquito:



no dia em que Mariza Matias, por quem tenho apreço, se suicidou com uma lamentável entrevista (ninguém a aconselhou? o BE deixou de existir? só disparates, uns a seguir aos outros...) ao D.N.!

Labels: ,

 
 
Para a agenda, Porto dia 12 de Maio:
https://www.facebook.com/FAPASPT?ref=stream&hc_location=timeline
sessão aberta!

Labels: ,

 
Tuesday, May 06, 2014
 
O Reitor Miguel Unamuno é um personagem da cultura ibérica e universal.
O livro aqui referido sobre os seus périplos por Portugal de Augustin Remesal levou-me à busca do original:
um livrinho que cabe no bolso e me tem acompanhado em viagens diversas, dos últimos dias.
Com uma memória distante de já o ter lido, mas agora re-lido. "Portugal um povo de suicidas", um dos textos que nos desvenda tantos, antes de Manuel Laranjeira, Mário-Sá Carneiro, Florbela, Pessoa (que se afogou na cirrose), como Ary ou Adriano, e tantos, outros que de diversas formas de desistiram de viver a vida miudinha se foram dela libertando, é um texto de densa análise sociológica do ser português.
Lembrei-me, também a propósito de muitas sessões..., de que falar muito pode ser não dizer nada e falar pouco pode ser um monumento, ao ler esta prosa.
Nota pós scriptum:
Este livrinho recheado de pequenas estórias é um delicioso bocado. Vários dos artigos são de antologia e no sobre Trujillo (fenómeno!) temos una parágrafos sobre o Tejo de cativo.


Labels:

 
Monday, May 05, 2014
 
Gosto destes animais:
e todo o empenho na sua protecção é relevante:


Labels: ,

 
civetta.buho@gmail.com

ARCHIVES
06/01/2003 - 07/01/2003 / 07/01/2003 - 08/01/2003 / 08/01/2003 - 09/01/2003 / 09/01/2003 - 10/01/2003 / 10/01/2003 - 11/01/2003 / 11/01/2003 - 12/01/2003 / 12/01/2003 - 01/01/2004 / 01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 04/01/2004 - 05/01/2004 / 05/01/2004 - 06/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 11/01/2004 - 12/01/2004 / 12/01/2004 - 01/01/2005 / 01/01/2005 - 02/01/2005 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 06/01/2005 - 07/01/2005 / 07/01/2005 - 08/01/2005 / 08/01/2005 - 09/01/2005 / 09/01/2005 - 10/01/2005 / 10/01/2005 - 11/01/2005 / 11/01/2005 - 12/01/2005 / 12/01/2005 - 01/01/2006 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 06/01/2006 - 07/01/2006 / 07/01/2006 - 08/01/2006 / 08/01/2006 - 09/01/2006 / 09/01/2006 - 10/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 09/01/2007 - 10/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 11/01/2007 - 12/01/2007 / 12/01/2007 - 01/01/2008 / 01/01/2008 - 02/01/2008 / 02/01/2008 - 03/01/2008 / 03/01/2008 - 04/01/2008 / 04/01/2008 - 05/01/2008 / 05/01/2008 - 06/01/2008 / 06/01/2008 - 07/01/2008 / 07/01/2008 - 08/01/2008 / 08/01/2008 - 09/01/2008 / 09/01/2008 - 10/01/2008 / 10/01/2008 - 11/01/2008 / 11/01/2008 - 12/01/2008 / 12/01/2008 - 01/01/2009 / 01/01/2009 - 02/01/2009 / 02/01/2009 - 03/01/2009 / 03/01/2009 - 04/01/2009 / 04/01/2009 - 05/01/2009 / 05/01/2009 - 06/01/2009 / 06/01/2009 - 07/01/2009 / 07/01/2009 - 08/01/2009 / 08/01/2009 - 09/01/2009 / 09/01/2009 - 10/01/2009 / 10/01/2009 - 11/01/2009 / 11/01/2009 - 12/01/2009 / 12/01/2009 - 01/01/2010 / 01/01/2010 - 02/01/2010 / 02/01/2010 - 03/01/2010 / 03/01/2010 - 04/01/2010 / 04/01/2010 - 05/01/2010 / 05/01/2010 - 06/01/2010 / 06/01/2010 - 07/01/2010 / 07/01/2010 - 08/01/2010 / 08/01/2010 - 09/01/2010 / 09/01/2010 - 10/01/2010 / 10/01/2010 - 11/01/2010 / 11/01/2010 - 12/01/2010 / 12/01/2010 - 01/01/2011 / 01/01/2011 - 02/01/2011 / 02/01/2011 - 03/01/2011 / 03/01/2011 - 04/01/2011 / 04/01/2011 - 05/01/2011 / 05/01/2011 - 06/01/2011 / 06/01/2011 - 07/01/2011 / 07/01/2011 - 08/01/2011 / 08/01/2011 - 09/01/2011 / 09/01/2011 - 10/01/2011 / 10/01/2011 - 11/01/2011 / 11/01/2011 - 12/01/2011 / 12/01/2011 - 01/01/2012 / 01/01/2012 - 02/01/2012 / 02/01/2012 - 03/01/2012 / 03/01/2012 - 04/01/2012 / 04/01/2012 - 05/01/2012 / 05/01/2012 - 06/01/2012 / 06/01/2012 - 07/01/2012 / 07/01/2012 - 08/01/2012 / 08/01/2012 - 09/01/2012 / 09/01/2012 - 10/01/2012 / 10/01/2012 - 11/01/2012 / 11/01/2012 - 12/01/2012 / 12/01/2012 - 01/01/2013 / 01/01/2013 - 02/01/2013 / 02/01/2013 - 03/01/2013 / 03/01/2013 - 04/01/2013 / 04/01/2013 - 05/01/2013 / 05/01/2013 - 06/01/2013 / 06/01/2013 - 07/01/2013 / 07/01/2013 - 08/01/2013 / 08/01/2013 - 09/01/2013 / 09/01/2013 - 10/01/2013 / 10/01/2013 - 11/01/2013 / 11/01/2013 - 12/01/2013 / 12/01/2013 - 01/01/2014 / 01/01/2014 - 02/01/2014 / 02/01/2014 - 03/01/2014 / 03/01/2014 - 04/01/2014 / 04/01/2014 - 05/01/2014 / 05/01/2014 - 06/01/2014 / 06/01/2014 - 07/01/2014 / 07/01/2014 - 08/01/2014 / 08/01/2014 - 09/01/2014 / 09/01/2014 - 10/01/2014 / 10/01/2014 - 11/01/2014 / 11/01/2014 - 12/01/2014 / 12/01/2014 - 01/01/2015 / 01/01/2015 - 02/01/2015 / 02/01/2015 - 03/01/2015 / 03/01/2015 - 04/01/2015 / 04/01/2015 - 05/01/2015 / 05/01/2015 - 06/01/2015 / 06/01/2015 - 07/01/2015 / 07/01/2015 - 08/01/2015 / 08/01/2015 - 09/01/2015 / 09/01/2015 - 10/01/2015 / 10/01/2015 - 11/01/2015 / 11/01/2015 - 12/01/2015 / 12/01/2015 - 01/01/2016 / 01/01/2016 - 02/01/2016 / 02/01/2016 - 03/01/2016 / 03/01/2016 - 04/01/2016 / 04/01/2016 - 05/01/2016 / 05/01/2016 - 06/01/2016 / 06/01/2016 - 07/01/2016 / 07/01/2016 - 08/01/2016 / 08/01/2016 - 09/01/2016 / 09/01/2016 - 10/01/2016 / 10/01/2016 - 11/01/2016 / 11/01/2016 - 12/01/2016 / 12/01/2016 - 01/01/2017 / 01/01/2017 - 02/01/2017 / 02/01/2017 - 03/01/2017 / 03/01/2017 - 04/01/2017 / 04/01/2017 - 05/01/2017 / 05/01/2017 - 06/01/2017 / 06/01/2017 - 07/01/2017 / 07/01/2017 - 08/01/2017 / 08/01/2017 - 09/01/2017 / 09/01/2017 - 10/01/2017 / 10/01/2017 - 11/01/2017 / 11/01/2017 - 12/01/2017 / 12/01/2017 - 01/01/2018 / 01/01/2018 - 02/01/2018 / 02/01/2018 - 03/01/2018 / 03/01/2018 - 04/01/2018 / 04/01/2018 - 05/01/2018 / 05/01/2018 - 06/01/2018 / 06/01/2018 - 07/01/2018 / 07/01/2018 - 08/01/2018 / 08/01/2018 - 09/01/2018 / 09/01/2018 - 10/01/2018 / 10/01/2018 - 11/01/2018 / 11/01/2018 - 12/01/2018 / 12/01/2018 - 01/01/2019 / 01/01/2019 - 02/01/2019 / 02/01/2019 - 03/01/2019 / 03/01/2019 - 04/01/2019 / 04/01/2019 - 05/01/2019 / 05/01/2019 - 06/01/2019 / 06/01/2019 - 07/01/2019 / 07/01/2019 - 08/01/2019 / 08/01/2019 - 09/01/2019 / 09/01/2019 - 10/01/2019 / 10/01/2019 - 11/01/2019 / 11/01/2019 - 12/01/2019 / 12/01/2019 - 01/01/2020 / 01/01/2020 - 02/01/2020 / 02/01/2020 - 03/01/2020 / 03/01/2020 - 04/01/2020 / 04/01/2020 - 05/01/2020 / 05/01/2020 - 06/01/2020 / 06/01/2020 - 07/01/2020 / 07/01/2020 - 08/01/2020 / 08/01/2020 - 09/01/2020 / 09/01/2020 - 10/01/2020 / 10/01/2020 - 11/01/2020 / 11/01/2020 - 12/01/2020 / 12/01/2020 - 01/01/2021 / 01/01/2021 - 02/01/2021 / 02/01/2021 - 03/01/2021 / 03/01/2021 - 04/01/2021 / 04/01/2021 - 05/01/2021 / 05/01/2021 - 06/01/2021 / 06/01/2021 - 07/01/2021 / 07/01/2021 - 08/01/2021 / 08/01/2021 - 09/01/2021 / 09/01/2021 - 10/01/2021 / 10/01/2021 - 11/01/2021 / 11/01/2021 - 12/01/2021 / 12/01/2021 - 01/01/2022 / 01/01/2022 - 02/01/2022 / 02/01/2022 - 03/01/2022 / 03/01/2022 - 04/01/2022 / 04/01/2022 - 05/01/2022 / 05/01/2022 - 06/01/2022 / 06/01/2022 - 07/01/2022 / 07/01/2022 - 08/01/2022 / 08/01/2022 - 09/01/2022 / 09/01/2022 - 10/01/2022 / 10/01/2022 - 11/01/2022 / 11/01/2022 - 12/01/2022 / 12/01/2022 - 01/01/2023 / 01/01/2023 - 02/01/2023 / 02/01/2023 - 03/01/2023 / 03/01/2023 - 04/01/2023 / 04/01/2023 - 05/01/2023 / 05/01/2023 - 06/01/2023 / 06/01/2023 - 07/01/2023 / 07/01/2023 - 08/01/2023 / 08/01/2023 - 09/01/2023 / 09/01/2023 - 10/01/2023 / 10/01/2023 - 11/01/2023 / 11/01/2023 - 12/01/2023 / 12/01/2023 - 01/01/2024 / 01/01/2024 - 02/01/2024 / 02/01/2024 - 03/01/2024 / 03/01/2024 - 04/01/2024 / 04/01/2024 - 05/01/2024 /


Powered by Blogger